terça-feira, 21 de setembro de 2021

Manchas no dente: 6 maneiras de evita-las

Manchas no dente tem tirado o sono de muita gente, e isso não é de hoje. Muitos falam do valor do sorriso para a nossa primeira impressão, para o nosso efeito e formulação de como somos observados pela sociedade.

Um dos maiores vilões da boa estética do nosso sorriso são as manchas, escuras, brancas e amareladas, que se formam sobre os nossos próprios dentes, afetando todos os componentes acima referidos.

Algumas manchas no dente não é o resultado de maus cuidados, mas da genética ou do desenvolvimento da idade, outras podem ser evitadas e necessitam de um procedimento específico da arcada dentária.

É essencial mudar hábitos, de uma melhor dieta para uma melhor higiene oral, e métodos como a prótese dentária e as lentes de contato dentárias precisam de receber uma atenção ainda mais concentrada. Aqui estão as principais precauções que deve tomar para evitar a incidência de manchas nos dentes:

Não fume e mantenha o consumo de álcool sob controle

O fumo é a principal causa da coloração dos dentes. Isto porque a nicotina danifica diretamente o esmalte, amarelecendo-o gradualmente e escurecendo-o. Outros hábitos negativos, tais como o consumo excessivo de álcool, também têm o potencial de mudar a cor dos dentes.

Portanto, se quer realmente obter dentes esteticamente mais bonitos e saúde corporal em geral, a solução ideal é apagar completamente tais hábitos da sua vida, porque o tabaco e o álcool são favoráveis ao desenvolvimento do cancro da boca. Contudo, se controlar o seu consumo de álcool, os efeitos serão muito menos perceptíveis.

Cortar os alimentos com corantes

Para além dos vícios, certos alimentos causam manchas no dente, e os mais comuns são os que têm corantes na sua estrutura. Alguns destes alimentos são chá, café, chocolate, vinho, beterraba e açaí, e têm pigmentos que são incorporados no esmalte dos dentes, tornando-os difíceis de remover apenas escovando.

Por conseguinte, o seu consumo deve ser controlado e a limpeza oral deve ser desenvolvida após um curto período de tempo.

Além disso, existem produtos industrializados com corantes, tais como molho de tomate, molho de soja, ketchup, doces em geral e outros exemplos. Estes tipos de alimentos estão também a afetar a coloração dos dentes, mas devem ser evitados para uma melhor condição estética do sorriso. Ainda sobre a coloração dos dentes os refrigerantes também têm uma forte influência, porque influenciam a erosão do esmalte.

Vá com calma sobre a pasta de dentes

Outra forma de evitar manchas no dente é prestar atenção à proporção de pasta de dentes que escolher. Muitas pessoas exageram pensando que continuam a fazer a melhor escolha e a aperfeiçoar o aliciamento, mas não é assim. À extensa, a grande proporção de pasta de dentes pode deixar os dentes com um clareamento inalterável, levando até a manchas desagradáveis.

São sobretudo as crianças que tendem a exagerar com este produto, influenciadas pelos seus pais e também conduzidas por um pensamento incorreto. Devem ser aconselhados a reduzir a porção, porque, para além dos danos futuros, o flúor pode ser engolido ao escovar e pode levar à fluorose.

Manutenção de uma boa higiene oral

A falta de atenção à limpeza oral pode influenciar a coloração do esmalte dos dentes. A placa bacteriana acumulada, uma vez não completamente descartada, permanece no dente de forma persistente, transformando-se em tártaro e causando graves danos estéticos. Escovar os dentes constantemente após as refeições, ser paciente e escovar com precisão.

O tártaro resultante só pode ser removido por um método de escalonamento realizado por um dentista. Se estamos a falar de um problema contínuo, procure uma clínica dentária.

Mancha branca no dente

As manchas brancas nos dentes têm o potencial de indicar cáries dentárias, excesso de flúor ou alterações na formação do esmalte dentário. As manchas são aptas de aparecer tanto nos dentes de bebê como nos dentes permanentes e podem ser evitadas através de visitas regulares aos dentistas, fio dental e escovamento adequada pelo menos duas vezes por dia. As 3 principais razões para as manchas brancas nos dentes são: cárie, fluorose e hipoplasia do esmalte.

Nunca deixe de usar o fio dental

Nunca deixe de usar o fio dental
Nunca deixe de usar o fio dental

Uma vez que o contorno dos dentes escurece, temos a possibilidade de relacioná-lo diretamente com a falta de fio dental. Na ausência de fio dental, o biofilme entre os dentes e junto à gengiva não é removido e permanece fixo no seu lugar. Portanto, a utilização do fio dental não pode ser negligenciada, além de agir sobre o bom estado dos dentes, atua também na prevenção de patologias como a gengivite.

Portanto, se já estiver a notar uma mudança na cor da sua arcada dentária e isso o estiver te incomodando, corte os seus maus hábitos. A maioria das manchas nos dentes podem ser removidas por meio de clareamento dental.

Fique por dentro de tudo sobre manchas no dente e muito mais de saúde bucal…

Acompanhe nosso blog Saúde em Pauta se você tem interesse de melhorar a sua qualidade de vida, saber  mais sobre tudo que passa no mundo da saúde, ficar por dentro de notícias, dicas, passo-a-passo e várias outras coisas sobre alimentação, exercícios e muito mais.

Você tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo e nós iremos responder em breve com muito prazer.

O conteúdo Manchas no dente: 6 maneiras de evita-las aparece primeiro em Saúde em Pauta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propriedades Medicinais do Âmbar e seus 10 Benefícios Principais

O ambar baltico tem propriedades antibacterianas, que facilitam a cicatrização e baixam a pressão arterial, aumentam a secreção biliar, ac...