Uma boa qualidade do sono influencia em nossa saúde geral, pois é uma boa noite de sono, que irá definir como você vai se sentir no outro dia, se vai estar revigorado ou se vai acordar cansado e desanimado.
Muitas pessoas ignoram os problemas do sono, mas você sabia que dormir menos de seis horas por dia, pode prejudicar sua saúde e antecipar o processo de envelhecimento.
Noites mal dormidas também podem causar alterações no DNA, o que leva a ocorrência de doenças, como o câncer, comprometendo nossos genes.
Nosso corpo não é uma máquina e precisa de descanso, ele precisa repor suas energias através de uma boa alimentação e um sono de qualidade. O recomendado é dormir oito horas por dia, e isso não é exagero.
Pois quando estamos dormindo, além de descansarmos, nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio de seu sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante.
Confira neste texto algumas dicas de saúde que vão te ajudar a melhorar o seu sono e te dar uma melhor qualidade de vida.
Dicas de saúde: o sono saudável
O sono representa um processo ativo que envolve múltiplos mecanismos fisiológicos e comportamentais de nosso corpo. E são identificados durante o sono dois estados distintos: o mais lento e o sono com atividade cerebral mais rápida.
O sono mais lento é dividido em três fases, de acordo com a progressão de sua profundidade. E no caso do sono com atividade cerebral rápida, se dá por episódios de movimentos oculares rápidos e de relaxamento muscular máximo.
E é nesse estágio também que ocorrem os sonhos.
Muitos fatores podem alterar a distribuição do sono durante a noite, como por exemplo: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas doenças.
No entanto, geralmente o sono mais lento é aquele da primeira parte da noite, enquanto o sono com atividade cerebral mais rápida predomina na segunda parte dela.
7 dicas de saúde para dormir melhor
E para te ajudar a manter boas noites de sono, e assim garantir sua saúde, separamos aqui 7 dicas para você já começar a colocar em prática e manter a sua saúde em dia.
1. Mantenha sua higiene do sono
Essa é a rotina antes de ir para a cama, o que ajuda você a pegar no sono mais rápido e a dormir melhor. Essa rotina, com o passar do tempo, vai ensinando o cérebro que a hora de desacelerar está chegando, o que torna as suas noites ainda mais fáceis.
Esse é o poder do hábito. A rotina inclui desde a diminuição das luzes pelo menos uma hora antes do sono, a leitura de um bom livro e o uso de algum aromatizador de ambientes.
2. Use a cama somente para dormir
Atualmente com o home office as pessoas começaram a trabalhar e estudar em casa, e muitas delas acabam caindo na tentação de fazer suas atividades na cama mesmo. E o que elas não sabem é que é que isso pode ser muito prejudicial a saúde de nosso sono.
A cama deve ser reservada para o sono e nada mais.
Quando praticamos alguma atividade na cama, nosso cérebro entende que ela é um lugar para se ficar alerta. O que causa aquela ansiedade noturna e o efeito contrário a higiene do sono.
3. Ajuste da temperatura
Um dos maiores inimigos do sono é o calor, pois a perda de temperatura no corpo durante a noite faz parte de nosso relógio biológico.
Mas é claro que não precisa se desesperar e ir correndo comprar um ar condicionado. Uma simples bolsa de gel, daquelas de farmácia, que usamos para dor muscular pode ajudar, deixá-la na altura das pernas vai ajudar a quem sofre para dormir bem no calor.
4. Tome sol
Essa você não sabia, não é mesmo? Mas sim tomar sol pode te ajudar a ter boas noites de sono. Isso acontece porque a luz solar ajuda a regular o ritmo circadiano pois é responsável por ajustar a produção do hormônio do sono, a melatonina.
Um pouco de sol logo pela manhã já resolve. Quando fazemos a exposição a ele podemos diminuir em até 83% o tempo que uma pessoa com insônia leva para dormir.
5. Conheça e respeite o seu cronotipo
O cronotipo é a tendência natural que uma pessoa tem de sentir picos de energia ou cansaço de acordo com a hora do dia. E é pelo cronotipo que algumas pessoas funcionam melhor pela manhã e outras durante a noite.
Quando você sabe o seu cronotipo pode ajustar a sua rotina a ele, e evita que você force o seu corpo a dormir ou acordar em horários opostos ao que ele precisa.
6. A prática de exercícios físicos
Existe uma história que quando você pratica esportes antes de dormir, pode atrapalhar o seu sono, no entanto essa não é uma verdade absoluta.
Mas é claro que esses esportes não incluem um treino de cardio perto da hora de dormir, este tipo de exercício pode acabar aquecendo seu organismo e agitar o seu corpo. Por isso, uma boa ideia é fazer um alongamento ou uma aula básica de Yoga para relaxar.
Se movimentar no período da noite faz com que o organismo libere substâncias relaxantes, o que pode te ajudar a dormir melhor.
Deixe os treinos mais pesados, para mais cedo, duas horas antes de dormir no mínimo.
7. Evite usar aparelhos eletrônicos antes de dormir
Outro hábito muito comum que a maioria das pessoas tem e que pode estar atrapalhando, é o de usar aparelhos eletrônicos antes de dormir. Se lembre de reduzir ao máximo o uso de eletrônicos no mínimo uma hora antes de dormir
Enfim, se você quer um sono de qualidade, é importante que se atente aos cuidados que citamos acima e cuide para que assim você tenha uma boa noite de sono e mantenha sua saúde em dia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário