A remoção de verrugas costuma ser um procedimento muito buscado por pacientes que sofrem dessa condição.
E atualmente, com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos vários estudos a respeito das verrugas que promoveram maiores informações a respeito delas, assim como novos métodos de remoção.
Sendo assim, para saber mais a respeito das verrugas e dos métodos de remoção, continue acompanhando nosso artigo abaixo:
O que são verrugas?
As verrugas são pequenos caroços que surgem na pele derivados do crescimento anormal das células da pele.
Geralmente esses caroços são benignos e não costumam causar nenhum tipo de problema, porém, pelo fato de serem causadas por um vírus, em alguns casos pode ser um indício de complicações.
Além disso, essa é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos e idosos.
As verrugas podem aparecer sozinhas ou acompanhadas de outras e podem se espalhar de uma região para outra. Além disso, elas podem surgir em qualquer parte do corpo, sendo mais comuns nos pés, mãos, joelhos e cotovelos.
Normalmente, elas tendem a sumir sem a necessidade de procedimentos específicos, porém pode-se usar de remédios ou tratamentos para fazer a remoção de verrugas.
Como as verrugas surgem?
As verrugas surgem pela ação do vírus HPV, portanto, para aparecerem, o paciente deve ter entrado em contato com o vírus em algum momento de sua vida.
Sendo assim, seu desenvolvimento se deve ao contato com outra pessoa contaminada pelo vírus. Porém, sua transmissão ocorre devido ao contato direto com lesões ou com as próprias verrugas.
Sendo assim, é importante mencionar que esse vírus só age provocando o surgimento de verrugas em locais que permitam seu desenvolvimento, como por exemplo, feridas ou pele ressecada.
Dessa maneira, para se evitar a contaminação deste vírus, o paciente deve:
- Evitar contato direto com a pele infectada;
- Evitar o compartilhamento de toalhas e objetos pessoais que possam entrar em contato com a pele infectada;
- Evitar manter relações sexuais sem proteção.
Além disso, é recomendado não andar descalço em beiradas de piscinas e em locais públicos.
O vírus HPV também pode ser passado de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Tipos de verrugas
Assim como diversos tipos de complicações, as verrugas também possuem diferentes tipos. Sendo assim, confira os diferentes tipos de verrugas existentes:
- Verruga vulgar: é a verruga mais comum que aflige a população. Comumente, elas são encontradas como caroços arredondados, endurecidos e ásperos.
Inicialmente elas podem aparecer esbranquiçadas com alguns pontos escuros, porém podem mudar de cor com o passar do tempo.
Geralmente elas afligem regiões como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e em volta das unhas de modo isolado ou em grupos e costuma ser mais comum em crianças;
- Verrugas planas: se tratam de um conjunto de pequenas verrugas amareladas ou amarronzadas de até 5 mm e geralmente aparecem no rosto;
- Verrugas plantares: são verrugas que se desenvolvem na sola dos pés e comumente são confundidas com calos e geralmente são dolorosas.
Normalmente elas possuem uma forma irregular e são envoltas por uma camada dura de pele. Além disso, devido ao local em que ficam e ao peso do corpo elas acabam crescendo para dentro do pé, o que acaba sendo a causa da dor;
- Verrugas filiformes: essas são verrugas finas e compridas que ficam projetadas para fora da pele. Geralmente aparecem na região do rosto e pescoço, e normalmente aflige pessoas mais velhas;
- Verrugas anogenitais: são verrugas que podem se tornar indícios do desenvolvimento de tumores malignos, como o câncer de colo de útero.
Elas costumam se formar nas mucosas da região genital, perianal, oral e uretra. Geralmente são rosadas e macias e se assemelham a uma couve-flor.
Como é feita a remoção de verrugas?
Atualmente, existem vários métodos para realizar a remoção de verrugas, porém é importante que o paciente consulte um dermatologista antes de aplicar algum tipo de procedimento.
Isso se deve ao fato de que o dermatologista pode avaliá-la corretamente e indicar a maneira adequada para realizar sua retirada.
Sendo assim, confira as maneiras disponíveis para a remoção de verrugas, tanto as de venda livre quanto as realizadas em consultório:
- Remédios
O profissional pode indicar que o paciente utilize alguns cremes e/ou pomadas que possuem um certo tipo de ácido em sua composição sobre a verruga.
Eles podem ser utilizados em casa e o número de vezes ao dia recomendado pelo dermatologista;
- Crioterapia
Esse é um dos procedimentos mais utilizados para remoção de verrugas. Ele é feito através do uso de nitrogênio em spray para congelar a verruga.
Isso faz com que ela caia dentro de alguns dias. Além disso, devido a baixa temperatura do nitrogênio, é recomendado fazer esse procedimento sob a supervisão do dermatologista a fim de evitar queimaduras na pele;
- Remoção de verrugas a laser
Esse procedimento é indicado quando o paciente tem muitas verrugas, e é um procedimento feito com anestesia local.
Essa cirurgia a laser consiste na remoção de verrugas através da utilização de um feixe de luz sobre ela.
Além disso, é importante que o paciente tenha cuidado com a ferida após a remoção para evitar infecções e complicações.

Remoção de verrugas preço
O preço da remoção de verrugas pode variar de acordo com a região, tipo de tratamento e profissional escolhidos. Logo, só é possível estabelecer um preço médio para os procedimentos.
Sendo assim, o preço médio deles costuma ser:
- Remoção de verrugas a laser: a remoção a laser costuma custar em média cerca de R$ 150 (cento e cinquenta reais) por ponto;
- Remoção por crioterapia: o procedimento por crioterapia possui venda livre e pode chegar a custa até R$ 500 (quinhentos reais);
- Cremes e pomadas: pelo fato de existirem diversos tipos de pomadas e cremes, não é possível estabelecer um preço médio;
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Leia também: Pereba na perna: quais as causas e como tratar

Nenhum comentário:
Postar um comentário