Quais os benefícios da atividade física para nosso corpo? As atividades físicas assim como os cuidados com nossa estética e aparência, como o skinbooster muito contribuem para manter nossa saúde em dia. Neste texto nós vamos falar um pouco sobre os benefícios da prática regular de exercícios.
Benefícios da atividade física
A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer nosso sistema imunológico, ela ajuda a emagrecer, diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas e ainda fortalece os ossos.
Podendo ser alcançados 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou com a prática de exercícios de musculação.
Experimente também praticar os exercícios após os estudos, pois essa é uma boa estratégia para te fazer consolidar o que aprendeu, devido a um aumento da circulação sanguínea no cérebro e um aumento da produção de catecolaminas, como a noradrenalina e dopamina, substâncias essenciais para a memória.
Sem restrições de idade, o exercício físico pode ser feito por qualquer pessoa, mas é recomendado que você faça uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios, isso para que você possa avaliar seu estado de saúde em geral e as condições do seu coração.
Em caso de idosos, gestantes ou pessoas que estão acima do peso, realize um acompanhamento com um educador físico, além da avaliação médica.
Combate o excesso de peso
Elas são a melhor forma de combater o excesso de peso e a obesidade, além de contribuir para manter a perda de peso. Pois os exercícios ajudam a acelerar o metabolismo do nosso corpo, estimulando o gasto de energia e a queima de calorias e, quanto mais intenso o exercício for, mais calorias serão queimadas.
Alguns estudos também apontam que intercalar atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, com treinamento de força e resistência, como a musculação, pode aumentar a perda de gordura.
O aumento da massa muscular, também contribui para acelerar o metabolismo, isso porque os músculos gastam mais energia do que as células de gordura, isso é essencial para eliminar o excesso de peso.
Ajuda a controlar a glicemia
Elas também ajudam a controlar a glicemia ao melhorarem a sensibilidade do nosso corpo à insulina, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser um importante aliado na prevenção e combate ao diabetes.
Praticar atividades físicas regulares, também ajuda a reduzir a gordura em excesso ao redor de nossa cintura. Isto está relacionado ao aumento da resistência à insulina, pois a falta de exercícios faz com que o corpo não use o açúcar da forma correta, levando ao aumento da glicemia, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes.
O ideal é que se pratique exercícios aeróbicos pelo menos 150 minutos na semana, para que a glicemia seja reduzida e a diabetes não venha a ocorrer.
Reduz a pressão arterial
As atividades físicas aeróbicas quando praticadas regularmente, ajudam a reduzir nossa pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, esses benefícios são muito importantes para pessoas que são hipertensas.
Além disso, elas podem melhorar os níveis de colesterol bom e reduzir o de colesterol ruim e triglicerídeos, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares como derrame cerebral, aterosclerose e infarto.
Aumenta a disposição
As atividades físicas também ajudam a aumentar a disposição, melhorar a energia, a sensação de bem-estar e o estado de alerta, além de reduzir a sensação de cansaço, por liberar endorfinas, a serotonina e a dopamina.
Eles também melhoram o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, aumentando a disposição física para realizar atividades comuns no dia a dia.
Por oferecer tantos benefícios é que se entende a importância de se exercitar regularmente. Esses são apenas alguns deles, comece a adotar essa rotina e sinta a diferença em sua vida.
Fortalece os ossos e articulações
A caminhada ou a musculação ajudam a fortalecer os ossos e as articulações, pois esses exercícios podem promover o crescimento ósseo e aumentar a densidade e resistência deles. Esse é um benefício muito importante para pessoas de mais idade, pois eles ajudam a fortalecer os ossos.
Aumenta a força e a resistência muscular
Atividades como a musculação, que são de fortalecimento muscular, ajudam a aumentar a resistência e força dos músculos, esses exercícios estimulam a construção e a função muscular.
Outro benefício que também é muito importante principalmente para idosos, pois é nessa idade que as pessoas tendem a sofrer redução da massa e da força muscular, esse é um processo natural do envelhecimento, que aumenta os riscos de lesões e de quedas.
Por isso, a prática de atividades físicas regularmente é muito importante para você, com exercícios de fortalecimento, para desta forma melhorar sua resistência muscular.
Promove a sensação de bem-estar
Por estimular a produção e a liberação de endorfina, que oferece ação analgésica no corpo, a prática de exercícios ajuda a promover a sensação de bem-estar físico e mental e colabora para manter sua saúde em dia.
E quando realizadas regularmente, elas ajudam a aumentar o relaxamento, melhorar o humor, a sensação de prazer, a autoconfiança e a autoestima, o que promove uma melhora na nossa qualidade de vida e bem-estar.
Diminui o estresse
Outro benefício da prática de atividades físicas, é que elas ajudam a equilibrar o nível de hormônios do estresse. Hormônios como o cortisol e a adrenalina, são liberados em grandes quantidades no corpo quando estamos passando por situações de estresse e nervosismo.
As atividades físicas podem diminuir a produção e a liberação destes hormônios, ajudando a diminuir o estresse.
Combate a ansiedade e a depressão
A serotonina, noradrenalina e a dopamina são neurotransmissores no cérebro responsáveis por regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a memória, e as atividades físicas ajudam a aumentar sua produção.
Esses neurotransmissores quando estão em baixas concentrações no corpo, isso pode causar ansiedade ou depressão, e por esse motivo as atividades físicas ajudam a combater a ansiedade e a depressão.