Quem tem uma pessoa idosa sabe que não é fácil ter que despender tanta atenção e cuidado nas principais horas do dia. Assim como pode ser um grande desafio encontrar saídas para manter uma rotina normal enquanto evitam acidentes ou prestam assistência.
Seja como for, a busca por um bom curso de cuidador de idosos tem se intensificado, principalmente por estarmos em uma sociedade que não para de envelhecer. Todos os anos existem mais e mais demandas por profissionais que possam cuidar de quem já passou de algumas décadas de vida.
A fraqueza que vem dos anos de luta, junto com algumas limitações da idade podem tornar situações corriqueiras em possíveis riscos graves à saúde. Uma coisa é cair no chão quando se é criança e quando se é idoso.
Os ossos vão perdendo a força e a osteoporose costuma aparecer rapidamente, principalmente nas mulheres. Assim, a melhor maneira de evitar este tipo de problema é garantindo alguém que esteja sempre por perto para dar apoio e proteção.
E junto a este risco existem vários outros, como as doenças cardiovasculares. Infartos, paradas cardíacas e até derrames podem não ser corriqueiros, mas começam a se tornar possibilidades, principalmente para quem nunca se cuidou.
Saber como agir em uma situação de emergência é realmente a melhor opção para quem quer manter seu ente querido saudável e seguro. E como um cuidador de idosos, esta pode ser a sua responsabilidade.
Sendo assim, gostaria de trazer um breve resumo sobre as principais situações que exigem emergência no cuidado dos idosos.
Vamos dar uma olhada?
Situações de emergência com idosos – O que fazer?
Primeiramente é importante dizer que existem cuidados que devem ser tomados preventivamente às emergências e outros que precisam ser feitos durante o acontecimento.
Assim, comece sempre tendo uma noção do quadro de saúde da pessoa, quais são as suas principais doenças, por exemplo.
Saber que alguém tem os níveis de colesterol e triglicérides elevados, assim como uma pressão acima do normal, pode ser um primeiro sinal de que algo pode ocorrer.
Uma alergia a alguma medicação, ou mesmo uma doença metabólica como a diabetes, precisam ser fatos conhecidos. Afinal de contas, você não quer causar um choque anafilático na pessoa enquanto tenta resolver um outro problema.
Fazer um curso de primeiros socorros é algo fundamental para a maioria das pessoas, principalmente para aquelas que possuem pessoas debilitadas dentro de casa. Este é um artigo muito mais eficaz do que qualquer orientação que você venha a encontrar na internet.
Mas de uma maneira geral são várias as ações que você pode e precisa tomar. Algumas delas são as seguintes:
1 – Doenças do coração e parada cardíaca
Entenda, nem todas as doenças cardiovasculares e situações de emergência irão requisitar uma massagem cardíaca. Na verdade este é um recurso que só deve ser utilizado caso a pessoa realmente tenha seu coração com a função suspensa.
Um infarto do miocárdio, por exemplo, é uma situação que apresenta alguns sinais disfarçados, mas visíveis aos olhos atentos. Por exemplo, uma confusão mental súbita, dor no peito, cansaço, suor, vômito e fraqueza podem indicar esta situação.
Evite dar algum remédio caso não tenha certeza, apenas deixe a vítima em uma posição confortável e de fácil acesso e chame uma ambulância.
Não tente dar nenhum medicamento ou iniciar qualquer procedimento sozinho.
2 – Doenças neurológicas
Vários outros problemas podem acometer a pessoa de idade, seja pelos mesmos motivos da situação anterior.
Um derrame cerebral (AVC), um ataque isquêmico transitório (AIT) e até mesmo uma convulsão precisam ser tratados de maneira atenciosa. Principalmente o AVC, que pode levar a óbito em algumas situações.
Note se o rosto do idoso acabou sofrendo alguma deformidade, ou mesmo se ele não consegue falar de maneira correta. Se houver uma convulsão, é sempre importante deixar os movimentos da pessoa livre, assim como apoiar a cabeça de lado, para evitar impactos e sufocamento com a saliva.
Tirando o AVC, as outras situações costumam se resolver sozinhas, mas isto não descarta a importância de levar a pessoa para fazer exames imediatamente. Até mesmo no caso de AIT, que muitas vezes se transforma em um derrame em 24 horas.
3 – Traumas
As quedas podem acontecer a qualquer momento, assim como ter intensidades diferentes de impacto. Mas isto não significa que você deve rejeitar o cuidado médico ou atenção.
Muitas vezes um acidente simples pode gerar algum tipo de fratura nos ossos, sendo um problema real para a maioria das pessoas. Verifique se há alguma vermelhidão, dor, deformação ou inchaço na região.
Mesmo que não haja nenhum sinal, o melhor é não movimentar a vítima, chamando logo em seguida o resgate para que possa tomar as medidas necessárias de proteção.
Queimaduras também exigem cuidado, por isso tenha sempre um kit de primeiros socorros com pomadas especiais à disposição.
Considerações finais
A melhor maneira de se resolver a maioria destes acidentes é adotando várias medidas de prevenção. Afinal de contas, não é do dia para a noite que eles acontecem. Se possível, adapte sua casa para que hajam mais estruturas de suporte no ambiente, principalmente banheiro.
Mas é importante notar que o conhecimento aqui vale ouro, então procure fazer cursos online com certificado na área de primeiros socorros ou mesmo para cuidadores de idosos. Isto possibilita que você tenha uma habilidade de dar melhores respostas à situação.
Também é importante manter a saúde do paciente em dia, ajudando ele a adotar bons regimes e até mesmo a fazer uma série de práticas de exercícios que seja possível. Fazer o corpo se movimentar é uma das melhores ideias para quem deseja ter maior disposição no dia a dia.
E claro, nunca dispense o acompanhamento médico, afinal de contas um profissional da área será sempre a melhor pessoa para te orientar neste tipo de situação.
No mais é isso, espero que estas dicas sejam úteis para ajudar você a proteger quem você ama. Mas se ainda houver qualquer dúvida sobre o assunto, sem problemas. Estamos à disposição para auxiliar com mais dicas incríveis nos comentários.
Até a nossa próxima orientação!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
O conteúdo Situações que exigem emergências no cuidado com idosos aparece primeiro em Saúde em Pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário