Muito se sabe que para ter uma saúde bucal é fundamental ter uma higiene oral acima do normal. Mas nem todos sabem é que a alimentação está diretamente ligada nisso. Além de em muitos casos ser atraente e único, o sorriso pertence aos aspectos mais marcantes da vida de uma pessoa.
Com a ascensão das redes sociais e a necessidade de ser “perfeito”, muitas pessoas procuram ter um sorriso branco, no entanto, por vezes isto é feito de forma pouco sensata.
Os dentes têm uma coloração comum, uma vez que acontece que ficam amarelos ou escuros, é um sinal de que algo está errado. No entanto, os dentes não podem ser clareados da noite para o dia, razão pela qual o branqueamento dos dentes existe.
No entanto, existem certos alimentos que também proporcionam benefícios para a saúde, além de ajudarem a manter os dentes mais brancos e mais saudáveis. Veja como:
Porquê obter uma boa dieta?
Já se sabe que a ingestão de alimentos é importante, mas também deve ser bem ingerida, ou seja, comer alimentos que contribuam realmente para o seu corpo humano. Em última análise, uma vez que isto não aconteça, abre a porta a problemas de saúde.
Para aqueles que não sabem, as cáries (famosas em muitas cirurgias de dentista), e as doenças periodontais, como a gengivite, têm a possibilidade de aparecer devido à má ingestão de alimentos.
Isto acontece porque os alimentos que contêm vários hidratos de carbono, açúcares e amidos contribuem para a produção de ácidos por placa (biofilme dentário, a camada defensiva do dente) e assim atacam o esmalte dentário, a parte branca que vemos.
Uma vez que isto aconteça, é viável que esta desmineralização do esmalte dentário possa levar à cárie dentária, que tem o potencial de causar várias desordens, incluindo a perda de dentes.
Uma vez ingeridos alimentos com elevado teor de sacarose, amido ou alimentos que têm a possibilidade de ficar presos nos dentes, é necessário prestar atenção, pois estes alimentos têm a possibilidade de criar mais placa, o que aumenta a produção de saliva que pode contribuir para “lavar” os alimentos e ácidos da boca.
Nesse caso, vigie os alimentos que come. O leite e os vegetais integram qualquer tipo de açúcar, mas são também alimentos fundamentais para uma dieta rica e saudável, porque muitos deles contêm nutrientes que são muito importantes para a nossa saúde, inclusive para a saúde bucal.
O conselho em tais casos é de adquirir o hábito de ler a tabela nutricional de alimentos e bebidas, tentando escolher aqueles com uma baixa proporção de sacarose, e claro, acompanhá-lo continuamente com um nutricionista ou profissional de nutrição para o ajudar.
Alimentos que beneficiam na saúde bucal
Tal como há tipos de alimentos que têm o potencial de escurecer a arcada dentária, há também os que devem promover o branqueamento:
Água;
Brócolis;
Nozes;
Cenoura;
Espinafres;
Galinha;
Iogurte;
Maçã;
Morango;
Ovo;
Pepino;
Pêra; e
Salmão.
No entanto, tenha cuidado, não só têm benefícios nutricionais para os dentes, mas tudo o que é em excesso pode fazer mau para os seus dentes e para sua saúde bucal, lembrando que não se deve esquecer de visitar regularmente o dentista, especialmente para aqueles que desejam branquear os dentes.
Portanto, mantendo uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, é capaz de remover numerosas doenças periodontais e prevenir a doença da raiz dentária.
No entanto, vale a pena notar que a escovação e o fio dental são fundamentais para a manutenção da saúde bucal.
Fique sabendo de tudo sobre saúde bucal e muito mais…
Acompanhe nosso blog Saúde em Pauta se você tem interesse de melhorar a sua qualidade de vida, saber mais sobre tudo que passa no mundo da saúde, ficar por dentro de notícias, dicas, passo-a-passo e várias outras coisas sobre alimentação, exercícios e muito mais.
Você tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo e nós iremos responder em breve com muito prazer.
O conteúdo Saúde bucal: Os segredos através da alimentação aparece primeiro em Saúde em Pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário