A tabacaria, a cada dia que passa vem crescendo mais e o que você não fazia ideia, é que um terço da população mundial é fumante. Só por isso, é surreal descobrir que há 30 anos atrás, o tabagismo em locais fechados e a publicidade a cigarros eram clássicos.
Pior ainda é descobrir que há 50 anos atrás, fumar cigarros era considerado um benefício para a saúde, com marcas bem sucedidas mesmo utilizando médicos para publicitar os seus cigarros.
Hoje em dia, sabe-se que fumar cigarros não tem nenhum benefícios para a saúde.
O vício e a dependência é um grande problema que aflige a sociedade e continua a ser a causa de muitas mortes a nível internacional, onde existe uma profunda campanha global para as pessoas deixarem de fumar.
Para te dar uma ideia do mal que os cigarros fazem, deve saber que numa única tragada, uma pessoa inala bem mais de 4.720 substâncias tóxicas, tais como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, naftaleno e fósforo (para matar ratos).
Para além de 43 outras substâncias cancerígenas, tais como: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos agroquímicos, bem como substâncias radioativas tais como o Polônio 210.
Se o fósforo não for suficiente para o acender, o próprio cigarro já contém a substância.
Para os fumantes, isqueiros como os de tochas, isqueiro maçarico, king blunt ou seda smoking. No entanto, não fumar é o ideal.
Hoje em dia, existe uma sequência de medidas que tornam o fumo um pouco mais inibido, tais como a proibição de fumar em locais fechados (exceção de tabacaria), em ônibus, bancos, cinemas, teatros e qualquer outro tipo de local publico.
O simples fato de não se fumar em locais fechados reduz extremamente a proporção de cigarros que uma pessoa pode fumar.
Tendo em conta que esta pessoa é obrigada a trabalhar num espaço fechado, por exemplo, só pode fumar se caso se retirar do local.
Quais são os danos para a vida dos utilizadores de tabaco?
É a causa direta de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, que é a bronquite e o enfisema pulmonar. Assim como vários tipos de cancro como o câncer no pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado.
O tabagismo também causa patologias coronárias, tais como angina de peito e enfarte do miocárdio, patologias cerebrovasculares como o AVC, e aumenta o risco de desenvolver doenças como a tuberculose, infecções respiratórias, úlceras gastrointestinais, infertilidade, osteoporose e outros tipos de doenças.
Os cigarros também causam impotência sexual nos homens porque prejudicam a circulação sanguínea.
Assim que deixar de fumar, a sua tensão arterial regressa ao normal em apenas alguns minutos.
Num ano o risco de problemas cardíacos já está reduzido, em 5 anos o risco de vários tipos de tumores é o mesmo que o de um não fumador. No final, muito lentamente, tudo regressa ao normal e livra-se deste vício.
Alguma vez já se percebeu de como o tabaco pode ser mau para a vida de uma pessoa? Se acabar por começar a fumar, pare de fumar o mais depressa possível.
Se é fumante há muito tempo e quer mesmo deixar de fumar, obtenha ajuda, se possível profissional, para se livrar da tabacaria e do tabaco.

Fique por dentro do que rola sobre tabacaria e muito mais…
Acompanhe nosso blog Saúde em Pauta se você tem interesse de melhorar a sua qualidade de vida, saber mais sobre tudo que passa no mundo da saúde, ficar por dentro de notícias, dicas, passo-a-passo e várias outras coisas sobre alimentação, exercícios e muito mais.
Você tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo e nós iremos responder em breve com muito prazer.
O conteúdo Tabacaria: quais danos o tabaco pode trazer para sua saúde? aparece primeiro em Saúde em Pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário