segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Qual o melhor anticoncepcional e quais os benefícios do anticoncepcional?

Uma pergunta que muitas mulheres fazem durante parte de sua vida é: qual o melhor anticoncepcional? Aqui te mostraremos todos os anticoncepcionais e mais, falaremos muito sobre eles, explicaremos tudo de forma detalhada para acabar com qualquer ou todas suas dúvidas.

O anticoncepcional, desde a sua existência, transformou a vida das mulheres, oferecendo uma maior independência sexual. Este tipo de medicina é, até hoje, o procedimento contraceptivo mais utilizado, devido ao fato de dar uma sequência de vantagens e simplificações na vida das melhores; além disso, as suas desvantagens devem ser consideradas.

Veja abaixo as vantagens de utilizar a pílula contraceptiva:

Vantagens da pílula anticoncepcional

A principal virtude da pílula contraceptiva é a prevenção da gravidez indesejada, mas a sua utilização não se limita a este benefício:

Quem toma anticoncepcional ovula

Aquelas que tomam anticoncepcional todos os dias, no mesmo horário, não têm um período fértil e portanto não ovulam, o que diminui a probabilidade de engravidar, uma vez que, na ausência de um óvulo maduro, não pode ser fertilizado.

Melhorar o estado da pele

Embora a maioria das mulheres use o anticoncepcional para evitar a gravidez, um grande número delas também a usa para melhorar a sua pele, pois a acne, a oleosidade excessiva e os pêlos faciais, entre outros sinais, são provavelmente o resultado de qualquer alteração nas hormonas sexuais androgênicas.

Esta situação tem uma influência direta na autoestima, qualidade de vida e bem-estar da mulher. Portanto, com o uso regular de anticoncepcionais, cria-se uma redução na taxa desses hormônios e, subsequentemente, uma melhora na pele, livrando-a de todos aqueles sinais nada agradáveis.

Redução de cãibras e síndrome pré-menstrual

O anticoncepcional, quando ingerido, inicia o controle do sistema reprodutor, porque tem a quantidade ideal de hormônios, principalmente uma conjunção de progesterona e estrogênio. Desta forma, as indicações de cólicas são diminuídas logo desde a primeira cartela, devido ao fato de que o corpo humano não irá incitar o útero da mesma forma.

A tensão pré-menstrual, chamada de TPM, reduz-se automaticamente com a compra de anticoncepcional. Isto acaba por alterar as baixas e picos repentinos dos hormônios  FSH (fólico estimulante) e LH (luteinizante), que funcionam em processos como a ovulação e, consequentemente, na oscilação do humor antes da menstruação.

Controle do ciclo menstrual

O período menstrual não regulamentado é um incômodo para muitas mulheres, e a pílula anticoncepcional é uma solução para este problema. Ao serem ingeridas pelas quantidades de hormônios , frequência e intervalos, espera-se que regule a menstruação.

A menstruação, desta forma, está habituada a chegar ao intervalo de pausa, porque começa no momento em que se gera a cessação do processo que o corpo humano executa a identificação; mudando de acordo com o estilo escolhido.

Este intervalo não interfere com a eficácia da medicação, mesmo na ausência do medicamento. Outro fator importante é que a menstruação não é continuamente fiel ao dia e à hora, mas rigorosa em termos de tempo.

Diminuição do fluxo menstrual

Para além de dificultar o processo de ovulação, a pílula contraceptiva funciona diminuindo o tamanho do endométrio, o tecido que compõe o interior do útero e rege a menstruação. Isto leva a uma redução do fluxo menstrual em várias situações, o que não é uma ocorrência geral, e em alguns casos, a hemorragia também pode não ocorrer no intervalo.

Para cortar completamente a menstruação, uma medida é o uso constante da pílula, sem a existência do intervalo. Portanto, estabeleça os seus objetivos de uso para evitar insatisfação futura.

Qual melhor o anticoncepcional

Os métodos de utilização têm o potencial de o ajudar a escolher qual o melhor anticoncepcional para si, basta ler esta lista e juntamente com o seu médico fazer a escolha certa. O método oral é o mais utilizado, mas isso não significa que seja o melhor contraceptivo. Mais frequentemente, os comprimidos contraceptivos ainda são baseados em estrogênio.

Oral (Pílula anticoncepcional)

Oral (Pílula anticoncepcional)
Oral (Pílula anticoncepcional)

Etinilestradiol, um hormônio sintético, e estradiol valerato são derivados do estrogênio e são eficazes para a contracepção se utilizados da forma correta e na porção certa. A maior parte das cartelas vem com 21 comprimidos que têm de ser tomados à mesma hora todos os dias com intervalos de 7 dias e retomados no oitavo dia de folga.

Prós: Esta forma de contracepção é barata, de fácil acesso e bastante eficaz.

Contras: Para as mulheres indisciplinadas é fácil esquecer, se falhar apenas um dia, o seu período pode ser desperdiçado e depois abrir um período fértil parando a medicação, por isso fale com o seu médico para ver se este é o caminho a seguir e qual é o melhor contraceptivo oral.

Anticoncepcional injetável

Anticoncepcional injetável
Anticoncepcional injetável

Com a mesma formulação que o anticoncepcional, a injeção mensal é baseada em estrogênio. Deve ser injetado uma vez por mês na mesma época, com uma tolerância máxima de cerca de 3 dias. A injeção atua muito lentamente no corpo humano, libertando uma pequena porção todos os dias.

Prós: Para mulheres que muitas vezes se esquecem de tomar a pílula, a injeção é uma escolha perfeita, porque não teria maiores efeitos do que uma pílula oral.

Os contras: A injeção pode não ser a melhor alternativa se uma mulher desejar engravidar num curto espaço de tempo. Demora consideravelmente mais tempo do que a pílula oral a sair do corpo e pode causar muitas escapas se saltada, além da menstruação tipo borra de café. O maior problema com este procedimento é que ele não pode ser interrompido a médio prazo.

Adesivo anticoncepcional

Adesivo anticoncepcional
Adesivo anticoncepcional

Evra é um adesivo que pode ser mudado a cada 21 dias e pode ser posicionado em qualquer parte do corpo. Liberta pequenas quantidade de contraceptivo todos os dias na pele e é absorvido pelo corpo humano da mulher. Tem quase o mesmo impacto que a injeção, com a vantagem de que poder ser removida em qualquer momento.

Os prós: Como os injetáveis, Evra pode acabar sendo esquecida pela mulher. A melhor notícia é que ela é suave e raramente causa inchaço ou ganho de peso à mulher. Mas aí você me pergunta: -Além da Evra, qual é o melhor anticoncepcional adesivo? Existem algumas da mesma formulação no mercado, no entanto a mais popular é Evra.

Os contras: A aplicação do anticoncepcional adesivo tem de ser feita em diferentes locais do corpo de cada vez e os locais de aplicação têm de ser evitados para que não seja solto no meio do ciclo. Também pode causar náuseas durante o primeiro e segundo período de utilização.

Diu

Diu
Diu

Os dispositivos intrauterinos hormonais funcionam como a pílula, libertando hormônios continuamente durante o período de sua validade, que é muitas vezes de 5 anos. São normalmente colocados eu um método ambulatório, como um consultório médico.

Prós: São excelentes para quem procura um melhor contraceptivo a longo prazo e são seguros.

Contra: São caros e só podem ser inseridos e removidos pelo médico. Também tem a remota hipótese de eles escaparem do lugar ou que a mulher se esqueça de os mudar, abrindo assim um buraco para ela engravidar.

Anticoncepcional subcutâneo (Implante contraceptivo)

Anticoncepcional subcutâneo (Implante contraceptivo)
Anticoncepcional subcutâneo (Implante contraceptivo)

Estes são implantes com uma estrutura semelhante ao Diu, com a diferença de que são colocados debaixo da pele duram muito tempo, pelo menos 5 anos. O melhor contraceptivo é escolhido para ser utilizado por mulheres que desejam esperar mais tempo para se tornarem mães ou mesmo por mulheres que por alguma razão requerem uma forma de prevenção mais eficaz, por exemplo, mulheres sem abrigo.

As clínicas hospitalares em São Paulo fazem o trabalho de colocar os implantes na rua, por isso é fácil saber qual é o melhor contraceptivo em tais casos.

Os prós: são muito fáceis de inserir, a maior parte das vezes é um método indolor, uma vez que a anestesia local é aplicada.

Contra: São caros e nem todos os seguros de saúde cobrem este tipo de contraceptivo. Para que o façam, a mulher deve pagar um particular ou entrar na fila do SUS para obter o método gratuitamente.

Os anticoncepcionais têm muitas variações de formulação, esta é a diferença entre muitos no mercado, por isso, a fim de favorecer o objetivo para o qual gostaria de os utilizar, para além da prevenção da gravidez, aqui está uma lista completa para além da progesterona e do estrogênio:

Getodeno: Micropil, Ginesse, Femiane, Diminut, Harmonet, Tamisa, Ginesse (ajuda no aumento da libido)

Desogestrel: mercilon, gracial, mercilon conti, minian,femina, primera e minian (ajuda a controlar o ganho de peso)

Acetato de ciproterona: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis (indicada para tratamento de ovários policísticos devido a grande composição estrogênica)

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação)

Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita)

Dienogest: Qlaira (ótimos para reduzir o fluxo menstrual)

Não se esqueça que só um médico lhe pode dizer qual é o melhor contraceptivo para o seu tipo de corpo. Existem algumas formulações com diferentes porções hormonais e dosagens que o seu médico saberá como indicar corretamente. Nunca tomar medicamentos sem o conselho de um médico.

Agora e pra você, qual o melhor anticoncepcional?

Acompanhe nosso blog Saúde em Pauta se você tem interesse de melhorar a sua qualidade de vida, saber  mais sobre tudo que passa no mundo da saúde, ficar por dentro de notícias, dicas, passo-a-passo e várias outras coisas sobre alimentação, exercícios e muito mais.

Você tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo e nós iremos responder em breve com muito prazer.

O conteúdo Qual o melhor anticoncepcional e quais os benefícios do anticoncepcional? aparece primeiro em Saúde em Pauta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propriedades Medicinais do Âmbar e seus 10 Benefícios Principais

O ambar baltico tem propriedades antibacterianas, que facilitam a cicatrização e baixam a pressão arterial, aumentam a secreção biliar, ac...