terça-feira, 28 de setembro de 2021

Alimentos que tiram o sono

O consumo alimentar tem uma influência gigantesca em vários aspectos das nossas vidas, incluindo a qualidade do nosso sono e os seus efeitos sobre nós. Se tiver alguma complexidade ao dormir, pode ser que haja alguma ingestão de alimentos que tiram o sono e é um dos pontos a verificar, uma vez que têm alimentos que exigem o potencial de dificultar e reduzir suas noites de descanso.

Graças a este impacto, tais alimentos são recomendados para aqueles que anseiam por mais energia para realizar as ocupações diárias, e têm de ser evitados por aqueles que sofrem de insônia. Saiba mais sobre alguns destes alimentos que tiram o sono:

Café

Café
Café

A grande favorita quando o assunto é mais energia, e uma das bebidas mais populares não só no Brasil mas também em todo o mundo. O seu principal componente é a cafeína, e uma vez que esta substância está na corrente sanguínea, entra em contato com certos receptores no cérebro onde a adenosina, o indicador de sono, é armazenada.

Consequentemente, a cafeína ajusta-se nesta região, deixando o corpo mais alerta e com uma percepção de bom condicionamento e energia.

Para além da sua ação energética, esta bebida tem propriedades que têm alguns potenciais negativos, inclusive de manchar os dentes. Talvez seja o principal dos alimentos que tiram o sono, dependendo da quantidade do consumo.

Chocolate

Chocolate
Chocolate

O chocolate tem cafeína em porções que variam de acordo com o tipo. Quantitativamente, uma barra de chocolate de leite de 450g tem 9mg de cafeína. Embora isto possa não parecer muito – uma chávena típica de café tem cerca de 100 miligramas de cafeína – o consumo excessivo pode afetar o sono.

As variantes amargas de chocolate têm ainda mais cafeína, cerca de 30 miligramas, o equivalente a uma xícara de café instantâneo.

Estudos da National Sleep Foundation mostram que a cafeína numa barra de chocolate pode permanecer no corpo durante uma média de 3 a 4 horas, mas este número pode atingir as 12 horas em pessoas mais vulneráveis, o que pode perturbar o seu sono.

Eduardo Partata, fisioterapeuta e especialista da CPAPS, explica que o ideal é evitar consumir chocolate durante pelo menos 3 a 4 horas antes de dormir, porque de acordo com ele e com a investigação acima referida, este é o momento mais importante para a cafeína não interferir na qualidade do seu descanso.

Temperos (Especiarias)

Especiarias
Especiarias

Gengibre, pimenta, canela, açafrão-da-terra e especiarias geralmente aderem a esta lista. “Eles aumentam a produção de calor e o metabolismo, o que pode contribuir para a insônia”, diz a nutricionista Haline.

Como pequenas porções de especiarias são aplicadas no preparo, é ideal avaliar caso a caso se este tipo de comida vai atrapalhar o seu sono. No entanto, uma sopa de abóbora quente com gengibre à noite pode não ser tão confortável.

Carne vermelha

Carne vermelha
Carne vermelha

Comer um filé mignon para o jantar não o impedirá de ter uma boa noite de sono. Mas fazer um churrasco, por exemplo, pode causar insônias. “A digestão das proteínas, especialmente da carne vermelha, é bastante lenta, o que afeta a fase do sono.

Finalmente, recomendo peixe e frango”, diz Elaine. Se é adepto do exercício e do consumo de suplementos proteicos à hora de dormir, tenha cuidado, pois este hábito também pode dificultar o seu merecido tempo de descanso.

Álcool

Álcool
Álcool

O álcool é uma substância que cria vários efeitos no cérebro, alguns dos efeitos estão envolvidos na regulação do sono. O consumo crônico de álcool aumenta a sinalização do neurotransmissor GABA (acrónimo de ácido gama-aminobutírico) e afeta a sinalização do neurotransmissor acetilcolina.

Logo após o consumo, o sistema nervoso entra num estado de “hiper excitação”, acompanhado de sinais de ansiedade, perigo de convulsões e insônia.

Os efeitos que os transtornos relacionados com o consumo de álcool (tais como abuso e dependência) podem ter no sono variam de acordo com a extensão do consumo e o estado de intoxicação, privação aguda ou abstinência prolongada.

Vários estudos apontam diferentes colaborações entre o álcool e o sono em todos estes períodos.

Durante a fase aguda de intoxicação por álcool, um dos efeitos imediatos é a facilidade de se iniciar o sono. Essa maior rapidez em se pegar no sono, contudo, é inicialmente contrabalanceada por uma diminuição dos estágios mais reparadores e profundos do sono, e, depois de algumas horas, têm-se uma chance de se acordar no meio da noite.

Deve-se salientar que esses efeitos podem ser observados em qualquer pessoa que fizer uso nocivo de álcool, e, desse modo, não é necessário um quadro clínico de dependência de álcool para prejudicar o sono.

Outros exemplos de alimentos que tiram o sono

Outros alimentos energéticos são: chá verde, chá mate, chá preto, gengibre, guaraná em pó, bebidas energéticas…

Assim, agora que sabemos quais os alimentos que são aptos a te tirar o sono, pode regular a sua dieta e melhorar a qualidade do seu sono. O consumo destes alimentos não deve ser cortado, mas consumido na hora certa, sem afetar negativamente o sono. É através desta reeducação alimentar que pode “renovar” a sua energia nos momentos certos.

O que achou de saber sobre alguns alimentos que tiram o sono?

Acompanhe nosso blog Saúde em Pauta se você tem interesse de melhorar a sua qualidade de vida, saber  mais sobre tudo que passa no mundo da saúde, ficar por dentro de notícias, dicas, passo-a-passo e várias outras coisas sobre alimentação, exercícios e muito mais.

Você tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo e nós iremos responder em breve com muito prazer.

O conteúdo Alimentos que tiram o sono aparece primeiro em Saúde em Pauta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propriedades Medicinais do Âmbar e seus 10 Benefícios Principais

O ambar baltico tem propriedades antibacterianas, que facilitam a cicatrização e baixam a pressão arterial, aumentam a secreção biliar, ac...