Ao usar calçados femininos rígidos ou apertados, a pele não fica suficientemente hidratada e fricção repetida são fatores que promovem a formação de calos em nossos pés.
Além de deixá-los feios, o calo que está no início da formação é particularmente doloroso. Portanto, é essencial não deixá-lo se instalar permanentemente. Felizmente, existem soluções naturais para preveni-lo ou eliminá-lo.
1. Um escalda-pés com vinagre e glicerina
Antes de prosseguir com seus cuidados, faça um escalda-pés para suavizar a pele engrossada antes de usar a pedra-pomes.
Encha uma bacia com água morna e adicione vinagre de maçã e duas colheres de glicerina vegetal. Com sua acidez natural, o vinagre soltará um pouco o calo e a glicerina ajudará sua pele a absorver a água.
Mergulhe os pés nesse banho por uns bons vinte minutos, em seguida, seque-os suavemente antes de prosseguir com os cuidados. O calo não deve resistir por muito tempo a esse tratamento!
2. Uma Esfoliação caseira
Como alternativa a uma pedra-pomes ou uma lixa esfolia suavemente o calo usando um esfoliante caseiro.
Prepare a sua pasta esfoliante misturando 40g de farinha de milho, 25g de farinha de aveia, uma colher de sopa de sal grosso com um pouco de água. Massageie os pés com este tratamento caseiro, foque nos calcanhares, nas bordas externas dos dedos e nas solas dos pés, onde o calo tende a aparecer mais. Enxague, seque e desfrute dos seus novos pés macios!
Na ausência de farinha de milho e aveia, você também pode usar sal grosso no azeite para preparar a esfoliação caseira.
3. Óleos vegetais hidratantes
Após a esfoliação, dê lugar à hidratação! Nutra a pele dos pés massageando-os com óleo vegetal todos os dias. Amêndoa doce, jojoba ou óleo de argan podem fazer o truque! A hidratação é de fato um dos meios mais eficazes de prevenção contra a formação de calos nos pés.
4. Limão e aspirina
Se em alguns lugares, sua pele parece particularmente espessa ao ponto de formar calos, dissolve 2 ou 3 comprimidos de aspirina em uma colher de sopa de suco de limão. O objetivo é formar uma pasta consistente que você aplicará em uma camada grossa nos calos.
Envolva tudo em filme stretch e, em seguida, aplique um pano quente na área para ativar a ação queratolítica dos ácidos cítrico e salicílico. Deixe por 15 a 20 minutos e esfregue a pele amolecida com uma pedra-pomes. Finalize enxaguando e secando os pés.
Para uma versão 100% natural deste remédio, você pode infundir folhas de salgueiro em suco de limão. Ele contém os mesmos ingredientes ativos que a aspirina.
Tenha cuidado para não usar aspirina ou salgueiro se tiver algum distúrbio hemorrágico ou se estiver em tratamento anticoagulante. Se necessário, você pode simplesmente aplicar uma fatia de limão nas áreas onde estão os calos para ajudar a removê-los mais facilmente.
5. Óleo essencial de gualtéria
O óleo essencial de gualtéria contém derivados salicilatos que atuam contra o excesso de queratina que caracteriza o calo no pé. É possível aplicar 2 gotas puras deste óleo essencial em áreas onde a pele é particularmente espessa ou diluí-las em um óleo vegetal para limitar a formação dos calos.
Tenha cuidado para não usar este remédio natural em crianças menores de 12 anos, em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, em pessoas alérgicas à aspirina e seus derivados, em pele ferida ou com rachaduras. Prefira realizar um teste cutâneo em uma área muito limitada na pele antes de usar para observar sua boa tolerância a este óleo essencial.
6. Alho
O alho não serve apenas para temperar os pratos na cozinha! Você também pode usar suas propriedades para se livrar do excesso de calo no pé. Em áreas onde sua pele é particularmente espessa, corte uma cabeça de alho em uma fatia e aplique-a na pele.
Segure-o no lugar durante a noite com um curativo. Alguns dias deste tratamento natural devem ser suficientes para reduzir efetivamente os calos mais desagradáveis.
7. Suco de celandina fresco
Celandina é uma planta com caules peludos com suco amarelo que pode ser usada para queimar verrugas e reduzir calos. O sumo fresco desta planta deve ser aplicado apenas nas partes onde a pele é espessa porque é cáustica e pode irritar os tecidos que não possuem calo.
Na natureza, esta planta é normalmente encontrada ao longo de estradas, em valas, à beira de matas ou em terrenos baldios, em zonas húmidas e em terrenos rochosos e calcários. É reconhecível por suas folhas verde-acinzentadas com bordas recortadas que lembram vagamente folhas de carvalho, como suas flores amarelas compostas por quatro pétalas em forma de cruz, visíveis de maio a setembro. Também é possível cultivar esta planta medicinal em seu jardim.
8. Vinagre medicinal
Prepare um vinagre medicinal mergulhando flores de calêndula frescas ou secas, em vinagre de maçã. Deixe macerar por 10 a 15 dias antes de filtrar e use este vinagre como uma compressa nos calos que deseja remover.