terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

8 Dicas naturais para pés com calos

Ao usar calçados femininos rígidos ou apertados, a pele não fica suficientemente hidratada e fricção repetida são fatores que promovem a formação de calos em nossos pés. 

Além de deixá-los feios, o calo que está no início da formação é particularmente doloroso. Portanto, é essencial não deixá-lo se instalar permanentemente. Felizmente, existem soluções naturais para preveni-lo ou eliminá-lo. 

1. Um escalda-pés com vinagre e glicerina 

Antes de prosseguir com seus cuidados, faça um escalda-pés para suavizar a pele engrossada antes de usar a pedra-pomes.

Encha uma bacia com água morna e adicione vinagre de maçã  e duas colheres de glicerina vegetal. Com sua acidez natural, o vinagre soltará um pouco o calo e a glicerina ajudará sua pele a absorver a água. 

Mergulhe os pés nesse banho por uns bons vinte minutos, em seguida, seque-os suavemente antes de prosseguir com os cuidados. O calo não deve resistir por muito tempo a esse tratamento!

2. Uma Esfoliação caseira 

Como alternativa a uma pedra-pomes ou uma lixa esfolia suavemente o calo usando um esfoliante caseiro.

Prepare a sua pasta esfoliante misturando 40g de farinha de milho, 25g de farinha de aveia, uma colher de sopa de sal grosso com um pouco de água. Massageie os pés com este tratamento caseiro, foque nos calcanhares, nas bordas externas dos dedos e nas solas dos pés, onde o calo tende a aparecer mais. Enxague, seque e desfrute dos seus novos pés macios!

Na ausência de farinha de milho e aveia, você também pode usar sal grosso no azeite para preparar a esfoliação caseira.

3. Óleos vegetais hidratantes 

Após a esfoliação, dê lugar à hidratação! Nutra a pele dos pés massageando-os com óleo vegetal todos os dias. Amêndoa doce, jojoba ou óleo de argan podem fazer o truque! A hidratação é de fato um dos meios mais eficazes de prevenção contra a formação de calos nos pés.

4. Limão e aspirina 

Se em alguns lugares, sua pele parece particularmente espessa ao ponto de formar calos, dissolve 2 ou 3 comprimidos de aspirina em uma colher de sopa de suco de limão. O objetivo é formar uma pasta consistente que você aplicará em uma camada grossa nos calos. 

Envolva tudo em filme stretch e, em seguida, aplique um pano quente na área para ativar a ação queratolítica dos ácidos cítrico e salicílico. Deixe por 15 a 20 minutos e esfregue a pele amolecida com uma pedra-pomes. Finalize enxaguando e secando os pés.

Para uma versão 100% natural deste remédio, você pode infundir folhas de salgueiro em suco de limão. Ele contém os mesmos ingredientes ativos que a aspirina.

Tenha cuidado para não usar aspirina ou salgueiro se tiver algum distúrbio hemorrágico ou se estiver em tratamento anticoagulante. Se necessário, você pode simplesmente aplicar uma fatia de limão nas áreas onde estão os calos para ajudar a removê-los mais facilmente.

5. Óleo essencial de gualtéria 

O óleo essencial de gualtéria contém derivados salicilatos que atuam contra o excesso de queratina que caracteriza o calo no pé. É possível aplicar 2 gotas puras deste óleo essencial em áreas onde a pele é particularmente espessa ou diluí-las em um óleo vegetal para limitar a formação dos calos.

Tenha cuidado para não usar este remédio natural em crianças menores de 12 anos, em mulheres grávidas ou em fase de amamentação, em pessoas alérgicas à aspirina e seus derivados, em pele ferida ou com rachaduras. Prefira realizar um teste cutâneo em uma área muito limitada na pele antes de usar para observar sua boa tolerância a este óleo essencial.

6. Alho 

O alho não serve apenas para temperar os pratos na cozinha! Você também pode usar suas propriedades para se livrar do excesso de calo no pé. Em áreas onde sua pele é particularmente espessa, corte uma cabeça de alho em uma fatia e aplique-a na pele. 

Segure-o no lugar durante a noite com um curativo. Alguns dias deste tratamento natural devem ser suficientes para reduzir efetivamente os calos mais desagradáveis.

7. Suco de celandina fresco 

Celandina é uma planta com caules peludos com suco amarelo que pode ser usada para queimar verrugas e reduzir calos. O sumo fresco desta planta deve ser aplicado apenas nas partes onde a pele é espessa porque é cáustica e pode irritar os tecidos que não possuem calo.

Na natureza, esta planta é normalmente encontrada ao longo de estradas, em valas, à beira de matas ou em terrenos baldios, em zonas húmidas e em terrenos rochosos e calcários. É reconhecível por suas folhas verde-acinzentadas com bordas recortadas que lembram vagamente folhas de carvalho, como suas flores amarelas compostas por quatro pétalas em forma de cruz, visíveis de maio a setembro. Também é possível cultivar esta planta medicinal em seu jardim.

8. Vinagre medicinal 

Prepare um vinagre medicinal mergulhando flores de calêndula frescas ou secas, em vinagre de maçã. Deixe macerar por 10 a 15 dias antes de filtrar e use este vinagre como uma compressa nos calos que deseja remover.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Benefícios de Colorir Desenhos na Terceira Idade

Os desenhos para colorir são sempre ótimos aliados em qualquer idade, pois para cada faixa etária apresenta benefícios diferentes.

Desde as criancinhas até os mais idosos, os desenhos e o ato de colorir proporcionam vantagens maravilhosas sobre a coordenação motora e habilidade manual dos indivíduos.

Nesse artigo iremos mostrar os principais benefícios de colorir desenhos na terceira idade, assim como aplicativos e tipos de desenhos que podem ser usados pelos idosos para que os mesmos possam se distrair e treinar o cérebro e a coordenação motora.

O que são desenhos para colorir?

Os desenhos para colorir na terceira idade são os mesmos usados pelas professoras nas escolas infantis, ou seja, as atividades que antes eram voltadas exclusivamente para as crianças, hoje são destinadas para todas as faixas etárias.

Porém, algumas mudanças podem acontecer nos tipos de desenhos de cada faixa etária por exemplo: crianças normalmente colorem desenhos mais simples, adolescentes e adultos podem colorir desenhos mais complexos e os idosos voltam novamente a colorir desenhos mais básicos pois precisam estimular o cérebro e a coordenação novamente, recuperando perdas que foram evidenciadas ao longo do tempo.

Existem muitas maneiras de praticar as atividades de colorir, podendo ser feita de forma isolada ou em grupos, com os amigos e familiares.

Além do tradicional papel, os desenhos hoje em dia podem ser coloridos também de forma virtual com os aplicativos e sites para colorir.

Algumas das ferramentas existentes para colorir são: lápis de cor, canetas, canetinhas, giz de cera, tintas e outras.

Modelos de desenhos para colorir na terceira idade

Como mencionado anteriormente, os desenhos para colorir na terceira idade precisam ser desenhos mais simples e básicos, pois na maioria das vezes os idosos acabam por perder acuidade visual e coordenação motora fina ao longo dos anos.

Alguns exemplos de desenhos simples para colorir na terceira idade são:

  • Mandalas simples e de gráficos grandes;
  • Animais de estimação como gatos, cachorros, pássaros e outros animais mais comuns à vida do idoso;
  • Animais selvagens que sejam do conhecimento dos idosos;
  • Desenhos de frutas, verduras e legumes, além de outros pratos típicos da vida do idoso;
  • Desenhos de famílias e crianças;
  • Desenhos de paisagens, flores e vários outros.

Benefícios de colorir desenhos na terceira idade

Cientificamente falando, é comprovado que existem muitos benefícios na prática de colorir na terceira idade.

Diante disso, muitos estudiosos afirmam que a atividade de colorir deveria ser algo praticado por todos, em qualquer faixa etária, pois seus benefícios são muito grandes e se adaptam às fases da vida de cada pessoa.

Dentre os principais benefícios de colorir podemos citar os mais comuns:

  • Alívio do estresse, da ansiedade e da tensão;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Melhora da pinça fina;
  • Treino da visão;
  • Estimula a memória;
  • Estimula a concentração e a atenção;
  • Melhora as habilidades manuais;
  • Desperta o lado criativo do cérebro;
  • Retarda o aparecimento de patologias provenientes da velhice como Alzheimer e Parkinson;
  • Fortalece e cria resistência nos músculos dos membros superiores e outros;

Além desses benefícios, muitos outros podem ser observados em casos específicos, ou seja, cada idoso apresentará resultados diferentes com as atividades de colorir, podendo ser mais benéfico para uns que para outros.

Aplicativos para colorir no celular na terceira idade

Hoje em dia a maioria das pessoas possui um celular em casa e até mesmo os idosos já fazem uso desse tipo de tecnologia.

Dessa forma, existem muitos jogos e aplicativos destinados a todos os tipos de públicos a fim de entretê-los e exercitar suas mentes com atividades lúdicas e educativas como é o caso dos aplicativos de colorir.

Dentre os aplicativos de colorir mais comuns dos sistemas operacionais iOS e Android estão os seguintes:

– Colorfy: esse aplicativo para colorir está disponível para Android e iOS e possui vários desenhos separados em diversas categorias como: desenhos básicos, florais, paisagens, animais, geométricos, mandalas, personagens e moda.

Apesar de ter muitas opções de desenhos, cores e pinceis, algumas ferramentas só são disponibilizadas no aplicativo se você possuir uma assinatura que pode ser mensal ou anual.

Além de poder colorir os desenhos que vem inclusos no aplicativo, você também pode desenhar suas próprias mandalas ou tirar fotos e optar por colorir elas no aplicativo.

– Unicorn – Color by Number: este aplicativo possui os desenhos com resolução um pouco diferenciados, ou seja, são desenhos ao estilo pixel art que são pequenos quadradinhos, logo os desenhos se parecem muito com os computadores da década de 90.

Com imagens também separadas por categorias, as principais delas são: flores, mandalas, animais, moda, personagens, comida, jogos e outros.

Esse aplicativo restringe um pouco a criatividade visto que, os desenhos são coloridos por números, logo as cores dos desenhos já são pré-programadas.

Apesar de ter muitas opções de desenhos e ferramentas gratuitas, o aplicativo também conta com várias opções de ferramentas pagas em planos mensais ou anuais.

– Color Me: não precisa ter assinatura para desfrutar dos desenhos e ferramentas disponíveis no aplicativo, pois todos seus recursos são gratuitos.

– Color Therapy: disponível apenas para iOS possui vários desenhos dentre os quais existem opções gratuitas e pagas.

– Color Art: também disponível apenas para o sistema operacional iOS, ele possui desenhos e ferramentas gratuitas e pagas.

Cuidados no momento de colorir desenhos na terceira idade

Apesar de ter muitos benefícios, a prática de colorir exige bastante atenção, pois algumas medidas precisam ser adotadas antes de iniciar a diversão.

Como os idosos tendem a ter problemas visuais e na coluna vertebral, é de extrema importância que o mesmo seja posicionado de forma adequada em uma mesa para colorir seus desenhos.

Ter um local adequado e personalizado para o idoso é muito importante pois sua coluna deve ser mantida a mais ereta possível e sua cabeça em uma distância segura para enxergar os desenhos, sem comprometer o sentido da visão e a postura (coluna vertebral).

Diante disso, atente-se para que os idosos pratiquem as atividades de colorir em mesas e cadeiras em tamanhos padronizados, permaneça ao lado dos mesmos quando possível para eventuais dúvidas e se possível brinque com eles para tornar o momento mais divertido e dinâmico.



Propriedades Medicinais do Âmbar e seus 10 Benefícios Principais

O ambar baltico tem propriedades antibacterianas, que facilitam a cicatrização e baixam a pressão arterial, aumentam a secreção biliar, ac...