Ao contrário do que se fala hoje em dia, o abacate foi geralmente associado como um dos inimigos da perda de peso, devido ao seu elevado teor de gordura e calorias. No entanto, essas características têm o potencial de ter um impacto medicinal e essa fruta pode proporcionar uma sequência de benefícios que vão desde o aumento do brilho do cabelo até à ação preventiva contra certos tipos de câncer.
Devido a isso, foram realizadas investigações sobre os abacates e um dos resultados mostra que o consumo de abacates pode mesmo combater as doenças cardiovasculares.
No entanto, apesar de todos estes benefícios, e como todos os tratamentos têm as suas recomendações, o seu consumo deve ser moderado e não deve ser considerado como um substituto para as refeições. Essas são algumas das vantagens dos abacates e do seu custo nutricional:
A composição do abacate
Os abacates são uma rica fonte de frutose, tendo apenas 2 gramas de carboidratos cada um. Tem também uma proporção gigantesca de gorduras monoinsaturadas, glutationa, carotenóides, micronutrientes, com poucos carboidratos.
À medida que as pesquisas tem progredido, entendemos que agora é através dos antioxidantes naturais que o chamado “estresse oxidativo” e outras doenças podem ser combatidos.
É através dessa fonte de energia neste alimento que a gestão do intestino é melhorada, bem como um maior apoio à síntese óssea e a uma ação anti-inflamatória.
A glutationa e o efeito antioxidante
Pesquisas atuais mostram que os abacates também contêm uma proporção gigantesca de glutationo, conhecido por ser o antioxidante mais eficiente do corpo humano. Este antioxidante é também chamado GSH, e é uma das substâncias mais procuradas para fins nutricionais e estéticos, uma vez que tem uma intensa proteção das células no seu processo de “rejuvenescimento”.
Outra função do glutationo é contribuir para fortalecimento do sistema imunitário, neutralizando e degenerando os radicais livres. Desempenha também um papel na defesa celular contra doenças cancerígenas e peroxidação lipídica, entre outras coisas.
A desmistificação da “desvantagem”
Durante muito tempo, os abacates foram considerados um alimento gorduroso, inimigo do emagrecimento e responsável por uma série de problemas de saúde. No entanto, com novos estudos sobre a fruta, esta informação foi desmistificada e contraditória. O abacate não causa aumento de peso e traz vários benefícios para a saúde.
Os verdadeiros vilões da perda de peso são alimentos industrializados, carboidratos, açúcares, sem integrar gorduras naturais. Ao contrário do que muitas pessoas supõem, o componente importante não é a proporção de calorias ingeridas, mas a sua origem.
Os abacates são portanto uma rica fonte de nutrientes e energia, capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. Tal como outros alimentos naturais, está rodeado de desinformação que promove um certo tipo de dieta restrita. O consumo dessa fruta é benéfico e saudável, no entanto, como nada em excesso é bom para o corpo, não deve ser exagerado.
Vitamina de abacate
1 – Atua na prevenção do câncer: A fruta é uma boa fonte de ácido oleico, uma substância que também se encontra no azeite, que atua para combater as células cancerígenas, tornando a fruta eficaz na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer, tais como o câncer de mama, de próstata e até de boca.
2 – É bom para a pele: provavelmente já deve ter ouvido por aí que uma máscara de abacate pode servir para minimizar as olheiras e as marcas de expressão. No entanto, sabia que a vitamina na fruta também pode proporcionar os mesmos benefícios? A bebida ajuda na produção de colágeno, favorecendo a nossa pele, e é também rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento prematuro das células, dando uma pele mais bela e jovem.
3 – Torna o coração mais saudável: A fruta é uma boa fonte de vitamina E, uma substância que assegura uma boa circulação sanguínea, impedindo a formação de coágulos que danificam o sistema circulatório, fazendo o músculo cardíaco funcionar corretamente. Outro aspecto notável dessa fruta é a existência de ácidos graxos ômega 3 e 6, que ajudam a manter os níveis de colesterol no sangue sobre controle.
4 – Melhorar a saúde cerebral: As boas gorduras (ómega 3 e 6) presentes nos abacates são responsáveis por melhorar a nossa capacidade de concentração e garantir uma boa memória durante mais tempo. A fruta também contém folato, uma substância que ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais, doença de Alzheimer e outras complicações.
Receitas com abacate
Oriundo do México, a fruta é drasticamente saudável. Entre os seus principais benefícios para a saúde, podemos citar: redução da pressão arterial, luta contra o colesterol elevado, diminuição do cortisol (hormônio do estresse), entre outros.
Além de serem adequados para o metabolismo humano, as receitas preparadas com abacate são normalmente deliciosas, o que justifica a sua versatilidade na cozinha.
Lista de receitas que podem ser feitas com abacate:
Vitamina: Uma vitamina é um pedido espantoso no início do dia. Para o tornar ainda mais saboroso, que tal adicionar algumas colheres de sopa de leite em pó?
O segredo da vitamina é adicionar gelo para tornar tudo mais refrescante e bater no misturador até se tornar um líquido suave.
Maionese: Esta maionese chegou como uma opção mais saudável para este prato brasileiro tão amado. Tenho a certeza que tornará os vossos aperitivos e hambúrgueres ainda mais saborosos.
Na receita usará: abacate, alho, mostarda de dijon (também pode usar mostarda amarela), azeite, sal e pimenta preta.
Para um melhor resultado desta deliciosa maionese de abacate, sugerimos abacates maduros.
Mousse: O abacate também pode ser usado como base para mousses. São igualmente saborosos e têm muito menos calorias.
Tenho a certeza que esta mousse de abacate de chocolate será um grande sucesso na sua casa.
Na receita, procure usar abacate, pois é mais consistente, e ajudará a sua mousse a ter uma textura mais apetitosa. Para tornar tudo mais saboroso, o criador do vídeo também usa bananas congeladas. Deliciosa mistura de refresco e sabor.
Creme: Este creme é outra escolha de baixo teor de carboidratos que é um verdadeiro vencedor. A cremosidade desta receita é impressionante e o sabor picante do iogurte torna-a ainda mais deliciosa.
A preparação é super simples e é feita com apenas 4 componentes para além da fruta da nossa lista: iogurte simples sem gordura, sumo de limão, adoçante em pó e menta. Este creme de abacate vai ser um vencedor com os seus almoços.
Sorvete: Se gosta de sorvete, mas procura possibilidades mais saudáveis, este é o vídeo ideal.
Para além de deliciosa, esta receita é tão simples que nem sequer tem graça. Tudo o que tem de fazer é misturar a polpa da fruta, leite, sumo de limão e leite condensado num liquidificador. Após cerca de 6 horas, terá um gelado cremoso e delicioso.
Com uma forma prática de preparação, esta receita transmite mesmo àqueles que não sabem cozinhar.
Bolo: Embora não seja a mais bem sucedida, a torta de abacate é drasticamente saborosa e irá surpreender todos os que a servem.
Tem a textura de um bolo feito com mandioca, tem um sabor leve e combina muito bem com uma chávena de café preto. Uma receita distinta, mas deliciosa.
Salada: Graças ao seu sabor leve e neutro, os abacates são muito populares nas saladas. Se procura uma dieta saudável, nada melhor do que uma salada de abacate.
No vídeo que separámos, temos uma salada verde e um molho delicioso à base de limão e numerosas especiarias que vai aprender a fazer.
Pudim: Uma opção fácil, bastante saborosa e fácil de fazer usando um liquidificador. Um delicioso pudim de abacate. Uma forma impopular e apetitosa.
Com apenas alguns minutos e muito poucos elementos, pode assegurar a preparação desta sobremesa diferente, que será um grande sucesso com todos os membros da sua família.
Brigadeiro: Tal como os mousses, os abacates são também uma grande base para a confecção de brigadeiros.
A receita que pusemos de lado, para além de saudável, é radicalmente simples de fazer. Basta processar a polpa da fruta, adicionar chocolate em pó e adoçar a mistura com a proporção de mel que se considera elementar. Ou se não tiver um multiprocessador, o ideal é fazê-lo com puré de abacate.
Ovo com abacate: Está a fim de dar mais sabor e diversificação ao seu café da manhã? Que tal então aprender a fazer essa mistura de abacate com ovo?
Você poderá usar o pão da sua preferência (sugerimos os tipos que proporcionem uma torrada bem crocante e gostosa), e terá no fim uma refeição bastante balanceada para começar bem o seu dia. Com direito à um toque especial de azeite de oliva.
Geladinho: O sabor suave dessa fruta maravilhosa cai super bem na forma de um geladinho cremoso. Ainda melhor quando feito com leite em pó.
Excelente alternativa para quem possui um negócio próprio e busca variar o cardápio. Sem contar que além de usá-lo como renda, você poderá fazer uma prevenção de doenças cardiovasculares.
Molho: Variando um pouco os tradicionais molhos, esse aqui promete pratos muito equilibrados em sabor. Com o abacate para dar aquele toque diferenciado.
Delicioso molho de abacate, perfeito em massas e saladas e que é super tranquilo de ser feito em casa. No preparo, você irá precisar além da fruta: suco de limão, azeite, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta caiena e sal. De quebra, o vídeo ainda te ensinará a preparar um talharim feito com cenoura que vai super bem com esse molho especial.
Patê: A guacamole é uma iguaria da culinária mexicana que é muito querida nas terras tupiniquins desde o século XVII. Extremamente versátil, ela vai bem em muitas receitas como acompanhamento.
Aqui, trazemos a forma tradicional desse patê tão querido. Anote os ingredientes de modo a já ir se preparando: tomate, cebola, coentro, limão, azeite, sal e pimenta-dedo-de-moça. Rica em benefícios para sua alimentação.
Suco detox com limão: Na falta de uma, separamos um link com duas formas de você fazer sucesso na preparação de um suco de abacate: suco cremoso com limão ou com verduras e legumes. E na opção do suco cremoso, você pode fazer com água ou leite.
Opções saudáveis e gostosas que você poderá adicionar no seu cardápio diário de bebidas para acompanhar suas refeições.
Smoothie de abacate: Essa receita é a combinação perfeita de refrescância e muito sabor. Além disso, a autora faz mensuras de ingredientes que você poderá utilizar caso seja vegano, mas que deixarão seu smoothie igualmente gostoso. Adicione um suco de limão, para ficar mais equilibrado o sabor.
Anote aí os ingredientes: avocados, iogurte natural (pode ser substituído por leite de amêndoas – vegano), banana congelada, mel (pode ser substituído por xarope de agave ou bordo – vegano), suco de limão taiti (o mais comum nos mercados) e granola.
Óleo de Abacate
Nativo da América Central e do México, o abacate (Persea americana) é também bastante difundido no Brasil. O seu fruto, o abacate, é conhecido por ser um alimento rico em boas gorduras que ajudam a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos no corpo sob controle.
O óleo é uma substância que é recebida da fruta através da centrifugação da fruta madura, uma vez que o óleo está mais concentrado e é mais fácil de remover.
Como tem elevados níveis de nutrientes, pode ser utilizado na preparação de alimentos, como substituto de outros óleos alimentares, em cápsulas ou mesmo naturalmente como um produto de beleza para usar na pele ou mesmo no cabelo.
Quais são as vantagens e desvantagens do óleo de abacate?
O óleo de abacate tem vários benefícios. Sendo rico em antioxidantes e vitaminas, ajuda a retardar o envelhecimento prematuro. Pode ser consumido de várias maneiras e é admirável pelos diversidade de benefícios da fruta, porque aumenta a sensação de saciedade; tem também boas gorduras para o corpo.
No entanto, também é preciso estar consciente de várias desvantagens. Em comparação com outros óleos vegetais, é caro. É provável que os benefícios para a saúde levem tempo a aparecer, e para uma maior eficácia, é necessário utilizá-lo de várias maneiras, não só na dieta, mas também como suplemento e mesmo com outros cosméticos.
Quais são os benefícios do óleo de abacate para a saúde?
Um dos componentes mais importantes que levou à popularização do óleo de abacate é a grande proporção de benefícios que ele coloca em nossa saúde uma vez consumido regularmente, seja em forma de cápsulas, o próprio óleo ou uma vez associado a outros recursos cosméticos.
Ajuda a combater os radicais livres e, sendo rico em gorduras monoinsaturadas, ajuda a combater os níveis de mau colesterol no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
O óleo é também rico em vitamina E, o que ajuda a hidratar e defender a pele da ação prejudicial dos raios violeta, razão pela qual é muito utilizado em protetores solares e cremes para minimizar as rugas e olheiras.
No entanto, vale a pena lembrar que por si só não é suficiente e em tais casos é necessário encontrar produtos mais abrangentes, como se pode ver nos nossos outros artigos.
Chá de folha de abacate
Para fazer o chá de folha de abacate, é utilizado o fragmento da planta que a maioria da população despreza. Os brasileiros gostam de comer abacate de várias maneiras. Pode ser salgado, doce, em saladas, sozinho ou com vitaminas. Por outras palavras, é muito benéfico para o corpo humano. Ao comer abacate obtém-se vários nutrientes essenciais.
No entanto, a maioria da população nem sequer percebe de quão enormes são as folhas do abacate. Contudo, em tempos recentes, esta versão tornou-se mais difundida à medida que várias blogueiras afirmam consumir a bebida diariamente. Isso porque a bebida tem níveis elevados de minerais tais como cálcio, ferro e zinco, bem como uma mistura de proteínas.
Há muitas teorias sobre os benefícios do chá de abacate, mas infelizmente a ciência ainda não foi capaz de provar tudo. Além disso, há vários benefícios, no entanto, há também contraindicações.
O chá de folha de abacate ainda não é bem conhecido, mas tem uma sequência de benefícios para a saúde muito importantes. E o melhor é que as folhas que normalmente desperdiçaria, adquirem agora uma utilidade gigantesca. Assim, veja todas as vantagens que pode obter com o consumo desta bebida.
O chá de abacate é capaz de lhe fornecer 7 dos doze minerais essenciais para o corpo humano. Além disso, é uma enorme fonte de ferro, que ajuda a prevenir a anemia, e tem bons níveis de zinco, um potente antioxidante.
Possui também porções elevadas de cálcio, magnésio e manganês, que contribuem para a saúde muscular e óssea. O fósforo e o potássio estão também presentes em concentrações elevadas.
Com tantos benefícios e vantagens, o chá de folha de abacate deve ser evitado em porções diárias elevadas. É melhor usar a bebida apenas com recomendação de um médico.
Maionese de abacate
Uma das utilizações favoritas para o abacate é sob a forma desta maionese. É bastante simples de fazer e requer apenas alguns ingredientes. Está pronto em poucos minutos e complementa bem as mais diferentes preparações: pães, sanduíches e hambúrgueres, batatas fritas e legumes assados, refeições diárias e é também perfeito para molho de salada.
É uma escolha gigantesca comparada com a maionese clássica, sendo mais leve e mais saudável.
Abacate: sugerimos o uso de abacate mais pequeno, com pele escura uma vez maduro). Tem menos água na sua estrutura e é, portanto, mais cremoso. No entanto, caso não tenha acesso a ele, é melhor dizer que é bastante caro onde vive, pode simplesmente usar qualquer abacate que tenha disponível, como a fortuna, a geada ou a breda, por exemplo.
Limão: proporciona acidez, intensifica os sabores dos outros elementos e, como bônus, ajuda a manter a nossa maionese mais verde durante mais tempo (uma vez que os abacates tendem a oxidar e escurecer rapidamente após a abertura).
Tempero: sal, pimenta preta e mostarda – é isso! Para a mostarda, recomendo o uso de mostarda Dijon, se for viável. É bastante saboroso.
Como já notou, esta é uma receita de maionese sem óleo. O abacate tem gordura suficiente para lhe dar cremosidade. Além disso, é uma maionese sem ovos e sem laticínios, o que a torna também uma ótima alternativa à maionese vegana.
Como fazer maionese de abacate:
Num liquidificador ou processador de alimentos: basta colocar todos os componentes e misturar até à consistência de um creme bastante suave. Para as porções mostradas, utilizar dispositivos com copos pequenos para facilitar o processo.
À mão: esta não é a forma ideal, pois é mais complexo tornar o creme macio, mas caso prefira, pode amassar e os componentes à mão. A maionese parecerá mais rústica, mas continuará a ser deliciosa.
Salada de abacate
Mesmo sabendo que os abacates são um alimento cheio de benefícios e que a fruta serve como fonte de gorduras saudáveis, nem todos sabem como utilizá-los diariamente. Há também aqueles que já estão enjoados de comer abacates da mesma maneira a toda a hora.
Para qualquer pessoa em alguns casos, a receita que apresentaremos hoje irá certamente ajudar. Vamos falar da salada de abacate, que fornece a comida juntamente com o funcho e o tomate cereja.
Além disso, a preparação inclui também elementos como orégano, sumo de limão recém espremido e salsa. Ingredientes que ajudam a dar um sabor extra e até a decorar o prato.
Agora que sabe mais ou menos como funciona a receita, tudo o que te resta é prepará-la e experimentá-la. Entanto, aprenda agora mesmo como fazer esta salada de abacate com as seguintes regras:
Ingredientes:
1 abacate cortado em cubos pequenos ou em pedaços maiores;
1 bolbo de funcho, cortado em fatias finas;
3 xícaras de tomate cereja cortado pela metade (aproximadamente 400 gramas);
2 colheres de chá de oréganos secos;
sumo de ½ limão recém espremido
salsa (folhas para fortalecer);
sal a gosto.
(na imagem acrescentemos alguns outros ingredientes como repolho roxo, alface, etc…)
Instruções:
Depois de cortar o tomate cereja ao meio, temperar com orégano e um pouco de sal.
Depois de cortar o abacate em pequenos cubos, espremer o sumo de ½ limão e adicionar um pouco de sal para temperar.
Acrescentar tudo o que foi dito acima com o funcho numa tigela e misturar. Colocar as folhas de salsa em cima.
Abacate engorda
Uma das maiores dúvidas sobre os abacates é essa. Muitas pessoas se perguntam o fato de que os abacates são ricos em gordura, querendo saber se ao comerem, engordariam ou não, e nós estamos aqui para te dizer:
As gorduras presentes nos abacates são monoinsaturadas e são boas para a sua saúde. Portanto, se consumidos em muita quantidade, aumentarão significativamente o consumo calórico e causarão um aumento de peso. Contudo, consumido em certa quantidade, de forma calculada, é verdade que os abacates são emagrecedores.
Como plantar abacates
E finalmente, para você que, assim como eu, ama abacates, trazemos um tutorial sobre como plantar abacates. Que seja em casa, no terreno ou em qualquer outro lugar de preferencia.
Para tirar o caroço do abacate, corte-o ao meio, tendo o cuidado para não afetar o caroço dentro.
Para fazer isso, faça um corte através do abacate, cerca de 1,5 centímetros de profundidade, e torcer ambas as metades do abacate para abrir a fruta e tirar o caroço.
Limpe o caroço: depois de o remover do abacate, limpar muito bem, pois é daqui que vem o novo abacate. Ao longo desta operação, deve ter o cuidado de não remover a casca castanha do abacate, porque se fizer isso, as chances de darem certo serão menores.
Espete o palito no caroço do abacate:
Depois de fazer o processo da etapa anterior, inserir 3 ou 4 palitos para suportar o caroço, mantendo-a na superfície do copo. Nota: O poço do abacate deve ser posicionado parcialmente submerso na água.
Observação: A água no copo deve ser trocada regularmente para que a semente germine, e após alguns dias várias raízes começarão a crescer e formar um caule.
Após 2 a 3 semanas de fazer o que foi dito acima, a camada da pele castanha da semente começará a secar e a murchar, acabando caindo. O caroço começará a abrir em cima e em baixo, e assim vai aparecendo as raízes.
Plantação do abacate: Uma vez que a pedra que esteve no copo de água começa a criar raízes e o caule, as folhas e a planta atingem 20 a 30 centímetros, é tempo de mover a planta para o chão.
O cultivo do abacate gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. Por esta razão, e para garantir que obterá bons resultados com esta plantação, deverá certificar-se destas condições.
A planta de mini abacate pode ser plantada no pomar ou num enorme vaso, porque as plantas de abacate têm a possibilidade de utilizar algum espaço. Uma vez colocado o núcleo no solo, certificar-se de que não está totalmente enterrado.
Planta de abacate – cuidado com a rega: A planta de abacate adora água, e é por isso que deve ser regada diariamente para que o solo esteja constantemente húmido.
As folhas da planta do abacate devem estar constantemente verdes, e se não estiverem verdes (folhas castanhas), é sinal de que a planta precisa de mais água.
Se as folhas da planta do abacate permanecerem amarelas, é sinal de que está a dar-lhe demasiada água e se isto acontecer, faça uma pausa na rega.
A cor das folhas da planta do abacate é, portanto, um indicador notável da necessidade de água da planta do abacate. Fique de olho nisso.
Fique por dentro de tudo que envolve o abacate e muito mais…
Acompanhe nosso blog Saúde em Pauta se você tem interesse de melhorar a sua qualidade de vida, saber mais sobre tudo que passa no mundo da saúde, ficar por dentro de notícias, dicas, passo-a-passo e várias outras coisas sobre alimentação, exercícios e muito mais.
Você tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo e nós iremos responder em breve com muito prazer.
O conteúdo Abacate: conheça o poder da fruta e todos os segredos aparece primeiro em Saúde em Pauta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário