quinta-feira, 5 de maio de 2022

Como manter nossos pés saudáveis?

Como manter nossos pés saudáveis? A saúde das pernas requer o bom funcionamento de um complexo sistema de ossos, músculos, ligamentos, tendões e pele. Cuidados regulares, detecção oportuna e intervenção em caso de problemas podem nos ajudar a manter nossos pés na melhor forma possível.

Recomendações de saúde dos pés

Alguns fatores podem influenciar negativamente os pés, incluindo peso corporal, atividade física intensa ou inadequada, má escolha de calçados, falta de higiene, etc. A boa notícia, porém, é que a maioria dos problemas pode ser prevenida e remediada.

Aqui estão algumas recomendações gerais para cuidados com os pés.

Durante a estação quente

Seja umas férias na praia, uma visita à piscina ou atividades diárias durante o verão, aqui estão alguns passos para manter os pés em forma e evitar perigos potenciais.

Limite a caminhada descalça porque expõe a pele dos pés ao risco de queimaduras solares, mas também aumenta o risco de infecções como verrugas plantares, tricofitina e outras. O risco de lesão também é maior porque o pé não está protegido.

Use sapatos masculinos ou femininos (chinelos, chinelos) mesmo quando for à piscina, praia, vestiários ou banheiros de hotéis. Isso protege você de uma possível infecção bacteriana. Não negligencie seus pés ao usar loção de praia com proteção UV, certifique-se de aplicá-la em todos os pés e reaplicar toda vez que sair da água.

Para evitar o inchaço dos pés causado pelo calor, mantenha um nível ideal de hidratação ao longo do dia. Se entrar água nos sapatos (durante uma chuva, por exemplo) é importante trocá-los o mais rápido possível e esperar até que estejam completamente secos antes do próximo uso, para evitar o crescimento de bactérias e fungos.

Durante a estação fria

A temporada de inverno também levanta questões específicas para o conforto e a saúde dos pés. É assim que podemos evitar o desconforto e os problemas de saúde que o tempo seco e frio ampliam.

Hidrate adequadamente os pés com um creme adequado para evitar ressecamento e rachaduras que podem ocorrer principalmente na região dos pés. Use apenas sapatos adequados para esta estação, para proteger contra baixas temperaturas e umidade.

Se os pés ficarem muito tempo molhados dificilmente manterão uma temperatura confortável. Além disso, a umidade facilita o crescimento de bactérias, expondo você a um risco maior de infecção.

Em geral

Dobre e mova as pernas regularmente para ajudar a boa circulação sanguínea. Gire levemente os pulsos, mova os dedos, etc. Faça exercícios de perna para evitar cãibras musculares e se livrar delas após um longo dia de pé. Use também um hidratante para maior conforto.

Levante as pernas acima do nível do coração para melhorar a circulação e ajudar a desinflar as pernas. Use calçado apropriado para atividades durante o dia. Se você sofrer uma lesão, chame um especialista o mais rápido possível.

Preste atenção à dor persistente. Estes são um sinal de lesão ou doença. E neste caso, o conselho de um especialista é recomendado.

Dicas para cuidar das unhas e pés

Se você prefere fazer uma pedicure em um salão ou em casa, aqui estão algumas coisas a serem lembradas.

Ao cortar as unhas, use um cortador de unhas de corte reto, porque as ferramentas de corte curvo facilitam o crescimento das unhas sob a pele, o que pode ser muito desagradável, mas até perigoso para sua saúde. Consulte um médico se notar uma tendência para as unhas ficarem encravadas.

Ao remover a pele morta do calcanhar e da superfície da sola, mantenha os pés em água morna por pelo menos 5 minutos antes e depois use uma pedra-pomes, lixa para os pés ou um esfoliante.

Se você for a um salão, certifique-se de seguir as regras de higiene adequadas. Sempre que possível, traga seus próprios utensílios. Bactérias e fungos são facilmente transmitidos de uma pessoa para outra, principalmente se o equipamento não for higienizado.

Não depile os pés no dia em que quiser fazer a pedicure. Por menores que sejam, os cortes permitem a entrada de bactérias e, portanto, o risco de possíveis infecções. Não use a lâmina para remover a pele morta. Usado de forma inadequada, pode causar lesões e remover muita pele aumenta o risco de desenvolver infecções.

Não corte as cutículas, elas são uma barreira importante contra bactérias.

Se você notar que suas unhas estão grossas e descoloridas, isso pode indicar uma infecção. Nesse caso, não aplique esmalte para cobrir a cor, mas consulte um especialista o mais rápido possível para tratar a condição.

Para manter os pés saudáveis, é necessário examiná-los para detectar possíveis problemas a tempo, usar calçado confortável e adequado e observar a higiene adequada. Se você notar quaisquer sinais preocupantes, chame um médico com confiança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propriedades Medicinais do Âmbar e seus 10 Benefícios Principais

O ambar baltico tem propriedades antibacterianas, que facilitam a cicatrização e baixam a pressão arterial, aumentam a secreção biliar, ac...